Por que não tirar as cutículas?

Olá meninas, tudo bom? Espero que sim! Eu vejo por aí muitos "conflitos" sobre tirar ou não as cutículas... Bom, euzinha aqui não mexo nas minhas, a menos que levante aquela pelinha que inflama, aí não tem jeito e nem como suportar. Eu pesquisei  muito a respeito, e o principal a dica de dermatologistas a respeito, porque isso é mais que estética, é algo para o bem-estar de nossa saúde.



  • Qual a função da cutícula?

    A cutícula é uma pele que tem a função específica de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha.

  • Quanto mais se tira, mais aparece?

    Sim, é verdade. Afinal, o corpo automaticamente ao retirar uma "defesa" dele, rapidamente ele se "regenera". Então quanto mais você tira, mais terá. É algo que não tem jeito.

Além de expor seu corpo a bactérias e fungos, você fica exposta ao vírus da hepatite se os instrumentos não forem devidamente esterilizados! E mais, a ponta do alicate pode causar alterações nas unhas e afetar diretamente a aparência e o CRESCIMENTO! E isso é fato real, sou a prova viva de que minhas unhas ficaram mais fortes e resistentes quando parei de tirar as cutículas.


Caso você seja aquelas que não vivem sem o alicate, existem diversas formas de substituir esse vilão, e o segredo é: HIDRATAÇÃO!

Principalmente para quem tem a pele grossa, existem diversos produtos que fazem o milagre da hidratação. Com o crescimento do mercado de esmaltes, surgiram diversos produtos que auxiliam em todo o processo. 





Esse é o meu queridinho da hidratação, mas o mercado está aí com CENTENAS de produtos que fazem hidratação! 


"Quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso, quebradiço, com sulcos e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos."

(Leonardo Abrucio Neto, dermatologista)



Bom meninas, é isso. E vocês, tiram ou não as cutículas? O que usam para mantê-las no lugar? Me contem do ritual de vocês!



Espero que tenham gostado, um beijo grande e até a próxima!

Share:

8 comentários

  1. Oi Juliana
    Eu já tinha ouvido falar desse dilema rsrs
    Tira ou tira cutículas, em alguns países isso é bem comum as mulheres não tirarem as cutículas.
    Acho que aqui ainda muita gente prefere o método tradicional, mais não custa nada a gente tentar não é mesmo?
    Adorei o post.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor, a maioria dos países não tiram as cutículas, eu acho ótimo, eu amo e me dá um nervoso de ver aquelas meninas futucando a unha e fazendo os cantinhos ficarem fundos e vermelhinhos sabe? Nada me dá mais agonia!
      Mas tente não tirar, caso você seja adepta do tirar rs e me conta depois!

      Obrigada pela visita.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Ju realmente hoje existem muitas mulheres aderindo a "não tirar" eu mesmo em meu ateliê tenho 4 clientes que estão fazendo um tratamento comigo com um produto específico para cutículas e estão amando os resultados.
    Para você ter uma idéia o Brasil é um dos poucos países que ainda tem este hábito de tirar cutículas, na Europa e Estados Unidos isso é proibido.
    Hidratação hoje e sempre !!!
    Parabéns pelo blog e pela sua matéria.

    bjs lindona

    Krika
    www.unhasbykrika.com.br

    ResponderExcluir
  3. Os resultados são ótimos mesmo! Eu amo! A única coisa que estou querendo aderir mas está sendo super difícil pois eu acho MUITO estranho é a esmaltação americana, tem seus diversos benefícios mas ainda não foram o suficiente para me convencer rs.
    Hidratação lema para a vida !!! rs

    Obrigada pelo carinho e pela visita!

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana, faço parte da Agenda dos Blogs, vim conhecer seu cantinho e adorei, parabéns e parabéns pelas suas unhas, são lindas !
    Eu já não retiro minhas cutículas a dois anos, e os resultados foram ótimos e bem satisfatório, minhas unhas eram bem fracas, quando parei de tirar as cutículas, no começo a aparência ficava bem feia, mas eu fui hidratando bem elas e hoje elas são perfeitas e minhas unhas ficaram bem mais fortes.
    Deixo aqui o convite pra vc conhecer meu cantinho, vc será bem vinda !
    Bjão
    Esmaltes & Manias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo ler isso, é sempre bom ver alguém que tem a mesma experiência, a maioria das pessoas não acreditam nisso. Até convencer é um sacrifício!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Faz um tempo que estou querendo deixar de lado o alicate,mas não sabia bem como iria fazer,não sabia que tinha hidratantes específico para cutículas só de mãos mesmo,
    Amei sua dica agora sim deixarei de retira-las.
    Vi seu Blog na Agenda dos Blogs,Parabéns.
    Bjos da Lilly.

    http://lillysalles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florzinha! Você vai ver que diferença faz ficar sem tirar as cutículas. Me manda o resultado viu?
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir