Por que não tirar cutículas?

        Olá amores! Quantas vezes você já leu diversos posts sobre tirar ou não as cutículas? 

Eu não mexo nas minhas, a menos que levante aquela pelinha que inflama, aí não tem jeito e nem como suportar, né? Depois de pesquisar muito a respeito, e o principalmente, coletar dicas de dermatologistas, chegamos a um consenso.

Até porquê isso é mais saúde do que estética!
  • Qual a função da cutícula?
    A cutícula é uma pele que tem a função específica de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha.
  • Quanto mais se tira, mais aparece?
    Sim, é verdade. Afinal, o corpo automaticamente ao retirar uma "defesa" dele, rapidamente ele se "regenera". Então quanto mais você tira, mais terá. 

Além de expor seu corpo a bactérias e fungos, você fica exposta ao vírus da hepatite se os instrumentos não forem devidamente esterilizados! E mais, a ponta do alicate pode causar alterações nas unhas e afetar diretamente a aparência e o CRESCIMENTO! E isso é fato real, sou a prova viva de que minhas unhas ficaram mais fortes e resistentes quando parei de tirar as cutículas.

Caso você seja daquelas que não vivem sem o alicate, existem diversas formas de substituir esse vilão, e o segredo é: HIDRATAÇÃO!

Principalmente para quem tem a pele grossa, existem diversos produtos que fazem o milagre da hidratação. Com o crescimento do mercado de esmaltes, surgiram diversos produtos que auxiliam em todo o processo. 

"Quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso, quebradiço, com sulcos e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos."
(Leonardo Abrucio Neto, dermatologista)


E vocês, tiram ou não as cutículas? O que usam para mantê-las no lugar? Me contem do ritual de vocês!

Espero que tenham gostado.

Um super beijo e até a próxima!

Share:

8 comentários